sexta-feira, 7 de junho de 2013

Canteiros de Niterói

Funcionários da prefeitura em frente aos canteiros. Leonardo Simplício


No início do ano a prefeitura de Niterói apresentou o projeto "Calçada Livre" com o objetivo de melhorar a circulação de pedestres ao fiscalizar mesas de bares e restaurantes sobre as calçadas, barracas de comércio informal e veículos estacionados irregularmente.

Mas a ação que tem gerado controvérsia é a que proíbe as proteções dos canteiros de flores nas calçadas. Esses canteiros, assim como muitos no Brasil todo, foram criados e são mantidos pelos moradores e são um exemplo de iniciativa para deixarem as cidades mais agradáveis. Com a retirada das proteções, o moradores que cuidam dos canteiros temem que as plantas possam ser destruídas por pedestres ou carros e bicicletas estacionados na calçada.

É claro que, por mais bonitos que forem os canteiros, se estiverem atrapalhando a circulação eles têm que ser adequados, mas a forma (talvez resquício da colonização) com que as prefeituras tentam resolver os problemas é que acaba gerando mais problemas. Notificar, dar prazo e multar os moradores que descumprem a lei, o em voga "Choque de Ordem", tenderá a tornar este projeto impopular e ser obedecida de qualquer jeito apenas para se evitar multas. Será que não existem outras maneiras de resolver este problema - que parece insignificante mas revela a falta de sensibilidade dos governos?

E se a prefeitura propusesse uma conversa entre os moradores que cuidam dos canteiros e as pessoas que se sentem prejudicadas pelos obstáculos na calçadas, e os três pensassem nas soluções? Pode ser que dê mais trabalho dialogar do que multar, mas é uma forma de não desestimular a participação dos moradores na criação de cidades melhores.


Para saber mais:

Artigo da revista Piauí
http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-80/esquina/canteiros-da-discordia

Lançamento do projeto no blog do prefeito
http://www.rodrigoneves13.com.br/projeto-calcada-livre-sera-iniciado-na-proxima-quinta-feira-1001-em-niteroi/

Balanço do projeto
http://www.rodrigoneves13.com.br/balanco-do-primeiro-dia-do-projeto-calcada-livre-em-niteroi/

Lançamento da segunda fase do projeto
http://www.rodrigoneves13.com.br/prefeitura-de-niteroi-inicia-segunda-etapa-do-projeto-calcada-livre/

Concurso de canteiro mais bonito no Rio.
http://oglobo.globo.com/rio/concurso-vai-escolher-jardineira-mais-bonita-plantada-em-calcadas-no-entorno-da-lagoa-6046526

Nenhum comentário:

Postar um comentário