quinta-feira, 9 de maio de 2013

Homenagem a Paolo Soleri

Paolo Soleri em Cosanti
Paolo Soleri em Cosanti, 1948. Leonard McCombe/Time & Life Picture/Getty Image

Por Mário Carvão

Há um mês, morria aos 93 anos, Paolo Soleri, arquiteto e urbanista italiano pioneiro da arquitetura ecológica e criador do Arcosanti.

Paolo Soleri nasceu em Turim, Itália, no dia 21 de junho de 1919, solstício de verão no hemisfério norte. Se forma em arquitetura no Politécnico de Turim em 1946 e no ano seguinte viaja aos EUA para colaborar com Frank Lloyd Wright nas escolas de arquitetura de Taliesin West no Arizona, e de Taliesin East em Wisconsin. De volta à Itália, projeta a fábrica de cerâmica "Ceramica Artistica Solimene" onde ganha experiência para criar seus famosos sinos de vento.

Em 1956, Soleri volta para o Arizona e junto com sua esposa Colly, criam a Cosanti Fundation, um instituto de ensino e fábrica de sinos que o permitiria desenvolver seus conceitos e financiar a construção de seus projetos. Neste período Soleri cria o conceito de Arcologia (em inglês: Arcology) que significa a arquitetura coerente com a ecologia, abrindo caminho para gerações de arquitetos interessados em projetos mais sustentáveis.

Em 1970 seu grande experimento nasce. No deserto do Arizona, Paolo Soleri dá início à construção do Arcosanti, uma cidade projetada para seguir os princípios da Arcologia. Ajudado por mais de 6.000 voluntários de todo o mundo ao longo de mais de 40 anos de construção, Arcosanti se torna um marco no urbanismo por porpor uma cidade sem carros e orientar seus edifícios de acordo com o sol.

De abril a agosto de 2006, tive a grande sorte de participar como voluntário no Arcosanti. Além da linda paisagem do deserto e da arquitetura e das ideias inovadoras postas em prática, o que mas me marcou foi a amizade e senso de comunidade existentes lá. Se ainda pode ser que falte muito para que possa ser chamada de cidade (Arcosanti só tem 100 moradores), como comunidade já pode ser considerada um sucesso.


PS: Paolo Soleri e Frank Lloyd Wright faleceram no mesmo dia, 9 de abril. Paolo em 2013 e Frank em 1959.

Nenhum comentário:

Postar um comentário